Já pararam para pensar nas praças do Rio de Janeiro... Muitas delas ou são cercadas (e fecham seus portões à noite) ou então estão tomadas por particulares. Por exemplo, a Praça General Osório, em Ipanema. Um pedação dela foi destinado a um restaurante próximo. Com que direito, eu me pergunto... Com que direito um particular pode se beneficiar de um ESPAÇO PÚBLICO para seus fins comerciais...
Outro dia vi na TV o caso de um prefeito de uma cidade no interior do Nordeste que "doou" a um amigo um pedaço da praça da cidade a fim de que ele construísse uma casa. E, justificando, disse não haver problema, já que não estava "incomodando ninguém".
A rua deixou de ser nosso espaço de expressão, festa, manifestação. Uma das responsáveis por isso é, sem dúvida, a violência urbana. Mas, retomando o primeiro post, a violência não é um ente imaginário. É construída, também, por nós, os "cidadãos de bem". Assim também a corrupção.
Curioso disso é na cidade do Rio, historicamente caracterizada por sua população viver nas ruas. É o botequim, a praia, a agremiação carnavalesca, a manifestação, o passeio, a vadiagem (necessitada ou escolhida). Abdicamos do nosso direito à rua, e assistimos elas serem tomadas por particulares ou moradores de rua.
Ontem, Praça XV. Um morador de rua se masturbava diante da Igreja do Carmo, Antiga Sé da cidade (recém reformada), às 3 da tarde. Ora, não quero ser carola, mas há algo de estranho nisso, não... Me chamou a atenção uma moça, com seus 25 anos de idade, que passava na direção contrária a mim. Ela não conseguiu disfarçar sua surpresa e até virou o pescoço para observar por mais alguns segundos aquela cena. O que será que ela pensou... Eu não consegui pensar em muito, observando a moça. Depois que caiu em si, retomou a postura carrancuda, agarrou a bolsa e entrou correndo numa loja.
quarta-feira, 19 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Tá vendo ?
Taí há dois dias e..., nenhum comentário.
Texto ótimo, sentimento à flor da pele e..., nenhum comentário.
Mas eu estou aqui.
Onde está Mr. M ?
Tá ouvindo a tal Iaiá.
Cadê o pessoal pascal ?
Te abandonam no primeiro marasmo.
hahahahaahahha que cara doido!!
ahhhhh (sono)
Postar um comentário